Skip to content

Chega o BioMagnet™ RUBY, a solução mais inovadora contra a mosca em frutos vermelhos

Suterra 26-mar-2024 5:59:29

O consumo de frutos vermelhos está em alta e o seu cultivo tornou-se um dos protagonistas na agricultura de Portugal. Nos últimos anos, a área dedicada a este tipo de culturas aumentou cinco vezes no país. Ao mesmo tempo, a principal praga que afeta essas variedades também aumentou significativamente. No ano passado, a produção lusa atingiu perdas de 30% devido aos estragos causados pela mosca Drosophila Suzukii.

 

Marian-Duran-Suterra

Falar de frutos vermelhos é falar de uma fruta muito delicada e estética e, portanto, muito vulnerável aos estragos causados pela mosca. As plantações portuguesas contam, a partir desta campanha, com uma nova solução, a mais eficaz e inovadora para o controle de Drosophila Suzukii e Ragholetis Cerasi, tanto para os frutos vermelhos quanto para as cerejeiras e videiras. Trata-se do BioMagnet™ RUBY, a nova solução de atração e morte da Suterra® que está sendo comercializada pela primeira vez na Europa.

Entrevistamos Marián Durá, Gerente de Contas em Portugal, para ela nos explicar como está sendo realizado o lançamento desta nova solução de biocontrole e por que é tão necessária a sua presença nas culturas portuguesas.

 

Por que o Portugal foi escolhido para o lançamento europeu desta nova solução de biocontrole contra a mosca em frutos vermelhos e cerejas?

Portugal é o primeiro país da Europa onde a nossa solução tem sido homologada. Coincide com o fato de ser um país que destaca pela produção deste tipo de fruta, cujo mercado continua a crescer. Na última década, a superfície destinada a estas culturas aumentou 20 vezes no país.

O BioMagnet™ era muito aguardado porque Portugal possui condições muito favoráveis para o cultivo de frutos vermelhos mas essas mesmas condições também favorecem a pressão da praga. Tem havido uma grande presença de moscas e os agricultores precisam de soluções eficazes e fáceis de aplicar como o BioMagnet™ RUBY.

 

Quais vantagens o BioMagnet™ RUBY oferece em relação a outros sistemas de controle de moscas?

É comprovado que a eficácia do BioMagnet™ é muito superior à das armadilhas de garrafa, devido ao atrativo específico formulado pela Suterra® e pelo facto de evitar as barreiras: O BioMagnet™ RUBY não é uma armadilha, portanto a mosca não precisa entrar por nenhum orifício. A mosca é atraída, pousa sobre a sua superfície, adquire o inseticida e morre em pouco tempo.

Do ponto de vista logístico, destacaria também a simplicidade de uso. O BioMagnet™ é um dispositivo compacto e leve, pronto para ser colocado no campo e que não precisa ser montado. Ocupa muito pouco espaço e requer pouquíssimo trabalho, pois é colocado de maneira fácil e rápida sem necessidade de manutenção. Por outro lado, as garrafas e armadilhas exigem uma manutenção tediosa e muito cara e precisam uma grande demanda de mão-de-obra.

Outra das suas principais vantagens é a sua persistência de 4 meses (120 dias de máxima eficácia), conseguindo abranger todo o ciclo produtivo. Além disso, no caso da Drosophila Suzukii, ele tem autorização para ser aplicado duas vezes por ano, podendo aproveitar o seu efeito tanto para a produção da primavera quanto para a de outono.

Por último, destacaria o seu compromisso com a sustentabilidade. O BioMagnet™ RUBY não deixa resíduos nos cultivos e, devido à sua especificidade, respeita completamente a fauna útil. Uma vez retirado, basta levá-lo a um ponto de retoma da Valorfito para a sua subsequente gestão.

 

banner-BioMagnet-Ruby-PT

 

Quais outros métodos são aplicados contra a mosca em frutos vermelhos?

Existem produtores que recorrem ao uso de inseticidas durante a campanha. O problema é que as suas opções são limitadas, já que os ingredientes ativos disponíveis são cada vez mais restritos. Além disso, quando a planta está em pleno desenvolvimento, a densidade da folhagem dificulta o contato com a mosca, o que reduz ainda mais a eficácia dos tratamentos realizados. Por último, não podemos esquecer que as colheitas nos frutos vermelhos são feitas com muita frequência, às vezes diariamente, então os LMR (limite máximo de resíduos) também vão condicionar enormemente as aplicações que podem ser efetuadas.

 

Como o BioMagnet™ RUBY é aplicado?

bioMagnet-Ruby-Suterra-V

É aplicado em um intervalo de dose de 75 a 150 unidades por hectare, dependendo da sensibilidade da cultura e do histórico de pressão. Devemos distribuir os dispositivos de forma homogênea na parcela, seja em campo aberto ou em estufa.

A mosca sempre vai preferir as áreas mais sombrias e frescas, portanto temos de evitar colocar o dispositivo nas zonas mais quentes, como é o caso da parte que fica diretamente em contato com o plástico da estufa.

O meu conselho é se adiantar à mosca e aproveitar os 4 meses de persistência oferecidos pelo BioMagnet™ RUBY. A sua longa duração permite instalá-lo mesmo antes de ter frutas no campo, deste modo o dispositivo de atração e morte começa a agir e a conter o desenvolvimento da praga bem como o aumento das populações nas nossas culturas.

 

 

 

https://www.suterra.com/pt/products/biomagnet-ruby